7 Principios de Empoderamento Feminino

7 Principios de Empoderamento Feminino

O empoderamento feminino não só é uma forma de ajudar as mulheres a alcançar a felicidade, mas também um meio de conquistar uma sociedade mais igualitária.


Pensando nisso, a ONU criou uma cartilha  com dicas de como as empresas podem estimular o empoderamento feminino em suas organizações.


Isso por si já mostra a importância desse assunto. 

Mas como você, mulher, pode alcançar o seu empoderamento? Nós separamos 7 princípios que você deve ter para atingir o empoderamento feminino.

1 - Autoconhecimento

Quando você se conhece verdadeiramente, você consegue reconhecer seus desejos reais e a entender seus limites.


Dessa forma fica mais fácil tomar as rédeas da sua vida, pois você conseguirá ver claramente quais decisões te levarão para o caminho que você deseja.

2 - Persistência

Claro que ser uma mulher empoderada não te livrará de erros, embora eles fiquem menos presentes em sua vida, ainda ocorrerão.


Por isso você precisa ser persistente e não desistir de seus objetivos quando algo der errado.


Também não deixe o medo te impedir de tentar algo novo, você precisa sempre estar disposta a achar soluções criativas para seus problemas, assim será mais fácil atingir suas metas. 

3 - Qualificação

Investir em qualificação te ajudará muito a alcançar também o sucesso profissional.


Isso não significa que você é obrigada a  iniciar uma nova faculdade só para rechear o currículo.


Cursos de capacitação, por exemplo, são uma forma rápida de conseguir um destaque profissional e se diferenciar no mercado de trabalho.


Mas se você deseja realmente mudar de área, por que não investir em uma nova faculdade? 


Lembre-se do princípio anterior, onde falamos sobre não ter medo de arriscar.

4 - Não dê ouvidos às críticas 

Quando as pessoas ao seu redor notarem a mudança que você está iniciando, será comum ouvir críticas negativas.


E isso pode ser bem desmotivador, por isso você precisa ter em mente que você nunca conseguirá agradar a todo mundo e ignorar os comentários que não agregam valor.


E lembrar que essa mudança não é para os outros olharem pra você de outra forma, e sim para que você consiga se sentir realizada.


O que nos leva diretamente ao próximo tópico.

5 - Amor próprio

Mesmo que exista uma certa imagem que a sociedade compartilha de como é uma mulher empoderada, você não deve tentar mudar sua essência.

Aceitar sua aparência, seja você alta, baixa, magra ou gorda, é fundamental para que você ganhe a autoconfiança necessária para o empoderamento.

Afinal, você precisa querer cuidar de você mesma, ter um amor próprio genuíno. 


Por isso entenda que você não precisa da aprovação de mais ninguém, além da sua.

 

E amor próprio também significa se vestir com roupas que você gosta e se sentir bem com elas, ainda mais se forem peças que modelam o seu corpo, como as cintas, para você se sentir ainda mais bonita e confiante.

6 -  Engajamento

Seja no trabalho, na comunidade ou na política, uma mulher empoderada não sente medo de expressar suas opiniões e tomar atitudes para melhorar o ambiente. 

7 - Saúde

Manter uma vida saudável também é indispensável na rotina de uma mulher empoderada.


Realizar exercícios frequentemente e manter uma alimentação saudável, ajudam a aumentar a autoestima e torna o processo de auto aceitação mais fácil.  

Quem não quer ficar mais bonita de corpo não é? 

Não se esqueça

O empoderamento feminino é importante não somente para alcançar a felicidade pessoal e profissional, mas também para construir uma sociedade mais igualitária.


Por isso é necessário possuir um autoconhecimento, ser persistente, ter uma vida saudável e desconsiderar comentários negativos.