O empoderamento feminino não só é uma forma de ajudar as mulheres a alcançar a felicidade, mas também um meio de conquistar uma sociedade mais igualitária.
Pensando nisso, a ONU criou uma cartilha com dicas de como as empresas podem estimular o empoderamento feminino em suas organizações.
Isso por si já mostra a importância desse assunto.
Mas como você, mulher, pode alcançar o seu empoderamento? Nós separamos 7 princípios que você deve ter para atingir o empoderamento feminino.
1 - Autoconhecimento
Quando você se conhece verdadeiramente, você consegue reconhecer seus desejos reais e a entender seus limites.
Dessa forma fica mais fácil tomar as rédeas da sua vida, pois você conseguirá ver claramente quais decisões te levarão para o caminho que você deseja.
2 - Persistência
Claro que ser uma mulher empoderada não te livrará de erros, embora eles fiquem menos presentes em sua vida, ainda ocorrerão.
Por isso você precisa ser persistente e não desistir de seus objetivos quando algo der errado.
Também não deixe o medo te impedir de tentar algo novo, você precisa sempre estar disposta a achar soluções criativas para seus problemas, assim será mais fácil atingir suas metas.
3 - Qualificação
Investir em qualificação te ajudará muito a alcançar também o sucesso profissional.
Isso não significa que você é obrigada a iniciar uma nova faculdade só para rechear o currículo.
Cursos de capacitação, por exemplo, são uma forma rápida de conseguir um destaque profissional e se diferenciar no mercado de trabalho.
Mas se você deseja realmente mudar de área, por que não investir em uma nova faculdade?
Lembre-se do princípio anterior, onde falamos sobre não ter medo de arriscar.
4 - Não dê ouvidos às críticas
Quando as pessoas ao seu redor notarem a mudança que você está iniciando, será comum ouvir críticas negativas.
E isso pode ser bem desmotivador, por isso você precisa ter em mente que você nunca conseguirá agradar a todo mundo e ignorar os comentários que não agregam valor.
E lembrar que essa mudança não é para os outros olharem pra você de outra forma, e sim para que você consiga se sentir realizada.
O que nos leva diretamente ao próximo tópico.
5 - Amor próprio
Mesmo que exista uma certa imagem que a sociedade compartilha de como é uma mulher empoderada, você não deve tentar mudar sua essência.
Aceitar sua aparência, seja você alta, baixa, magra ou gorda, é fundamental para que você ganhe a autoconfiança necessária para o empoderamento.
Afinal, você precisa querer cuidar de você mesma, ter um amor próprio genuíno.
Por isso entenda que você não precisa da aprovação de mais ninguém, além da sua.
E amor próprio também significa se vestir com roupas que você gosta e se sentir bem com elas, ainda mais se forem peças que modelam o seu corpo, como as cintas, para você se sentir ainda mais bonita e confiante.
6 - Engajamento
Seja no trabalho, na comunidade ou na política, uma mulher empoderada não sente medo de expressar suas opiniões e tomar atitudes para melhorar o ambiente.
7 - Saúde
Manter uma vida saudável também é indispensável na rotina de uma mulher empoderada.
Realizar exercícios frequentemente e manter uma alimentação saudável, ajudam a aumentar a autoestima e torna o processo de auto aceitação mais fácil.
Quem não quer ficar mais bonita de corpo não é?
Não se esqueça
O empoderamento feminino é importante não somente para alcançar a felicidade pessoal e profissional, mas também para construir uma sociedade mais igualitária.
Por isso é necessário possuir um autoconhecimento, ser persistente, ter uma vida saudável e desconsiderar comentários negativos.