Não Usar Sutiã Faz Mal?

Não Usar Sutiã Faz Mal?

O sutiã por muito tempo foi considerado indispensável pelas mulheres. 

Em 1968 ocorreu o ato conhecido como ‘’Queima de sutiãs’’, com a participação de 400 ativistas feministas. Esse ato foi um protesto contra o uso do acessório, considerado um símbolo de opressão às mulheres.

Hoje em dia, muitas mulheres optaram por descartar o uso do sutiã em suas vidas, por diversos motivos. Nesse artigo, iremos apresentar os benefícios e as vantagens de se utilizar essa peça. 

Vantagens de não usar sutiã:

Conforto

O sutiã contém aros feitos de ferro e um tecido rígido que acaba apertando e ferindo a pele. 

Além de que a maioria das mulheres não usam sutiãs do tamanho correto, o que acaba interferindo ainda mais no bem-estar durante o dia. 


Melhor que a sensação de chegar em casa e arrancar a peça é nem usá-la. 

Nenhuma consequência estética

Não há nenhum embasamento científico que faça uma relação entre o uso do sutiã e o caimento dos seios. 


A pele do corpo de qualquer pessoa tende a ficar mais flácida com os anos, nenhum sutiã consegue inibir que isso ocorra. 


Os peitos vão cair após os anos, devido à gravidade. Não há comprovação de que mulheres que não usam sutiã tendem a ter seios mais caídos. 

Mais economia 

Roupas íntimas não custam barato e ao comprar um sutiã  de qualidade você deixa de economizar uma boa quantia. 


Isso porque existem diversos formatos e cores , um para cada tipo de vestimenta. Nunca uma mulher que utiliza o sutiã tem apenas um modelo dessa peça.

Melhora a saúde dos seios

O uso do sutiã diário pode gerar fungos na região dos seios, isso porque é um lugar úmido e  fica abafado por um longo tempo.


Além do mais, o sutiã impede a circulação ideal do sangue, por comprimir o tronco com os aros de sustentação.  

Vantagens de usar sutiã:

Melhora na prótese mamária


Para as mulheres que implantaram prótese de silicone nos seios, o sutiã é necessário. Isso porque as mamas precisam de uma envoltura que impeça que os pontos abram. 


O sutiã nesse caso oferece segurança aos seios, sendo indispensável após a cirurgia.

 

Caso não queira usar um sutiã, você pode optar por um body modelador, que também dá uma ótima sustentação para os seios. 

Segurança para seios grandes 

 

Para mulheres que possuem as mamas avantajadas, o uso do sutiã pode trazer mais segurança e conforto. 


Isso porque diminui a pressão nas costas e consequente dores na lombar, além de erguê-los. 

Aumenta os seios 

Para mulheres que possuem seios pequenos e se sentem insatisfeitas nessas condições, o sutiã com bojo pode ser um grande amigo. 


A peça com enchimento dá a impressão de que os seios são bem maiores e dão um formato arredondado.

Despreparo social 

Infelizmente a sociedade não consegue desvincular a imagem dos seios como um símbolo sexual. Por isso, não usar sutiã pode ser constrangedor e até mesmo perigoso para as mulheres. 


O assédio a mulheres que optam pela liberdade de se livrar dessa peça é muito grande. Haverão muitos mais olhares pretensiosos e de julgamentos do que o comum em lugares públicos e privados. 

Conclusão

A mulher tem a liberdade de usar o tipo de acessório ou vestimenta que quiser, é um direito de escolha e todos deveriam respeitar. 


Embora o sutiã possua alguns pontos fracos que prejudicam as mulheres, o uso dele por alguns tipos de mulheres pode cair bem e ser útil. 


Cabe a cada uma escolher o que lhe faz bem!