Quando começamos a usar cintas modeladoras temos sempre um objetivo, diminuir a gordura abdominal e afinar a cintura.


Por isso muitas mulheres usam a cinta durante os treinos na academia, mas será que existe um jeito certo de fazer isso? 


Nosso time conversou com especialistas e separou a resposta para as dúvidas mais frequentes sobre como exercitar com cinta modeladora.

Quando usar a cinta para fazer exercícios?

O uso de cintas é indicado apenas para exercícios como agachamento e levantamento terra, que é um exercício comum no crossfit e nas academias. 

 

Lembrando sempre de se atentar à postura correta do exercício e continuar contraindo o abdômen para estimular os músculos da região. 

Existe algum risco em se exercitar com cinta modeladora?

Caso você não siga as orientações acima, você pode sim sofrer alguns efeitos contrários dos desejados.


Já que a cinta modeladora dá estrutura ao corpo, o que torna muito fácil da pessoa realizar os exercícios e se esquecer de contrair os músculos do abdômen.

E essa contração é o que fortalece os músculos da região, quando essa contração não acontece a flacidez da barriga pode aumentar em vez de diminuir. Por isso a importância de não deixar a cinta descer no seu corpo

Qual a diferença entre as cintas para exercícios físicos e as do dia a dia?

As cintas para academia são mais flexíveis e mais leves, permitindo que você consiga realizar todos os exercícios facilmente.


Caso você não possa investir numa cinta, você também pode fazer uma cinta improvisada em casa


Elas também costumam ser mais confortáveis do que as cintas comuns.


E a compressão das cintas para academia costumam ser mais eficazes do que as cintas para o dia a dia.

Não se esqueça

Ao utilizar uma cinta para a prática de exercícios físicos, você deve se assegurar de que os músculos do abdômen estão recebendo compressão suficiente.


Pois caso contrário os resultados podem ser indesejados, como o aumento da flacidez da barriga.


Por isso recomendamos o uso da cinta para realizar agachamentos e exercícios como levantamento terra ou Deadlift.