Seja para evitar doenças ou pressão social, perder peso está na lista de desejos de muitas pessoas. A situação não é exceção: de 1996 a 2016 (20 anos), o número de obesos no Brasil passou de 12,7% da população para 22,1%.
Isso significa que esse número quase dobrou. Considerando que mais da metade da população (55%) está acima do peso, temos uma constatação: quase 8 em cada 10 brasileiros precisam emagrecer.
Achamos que vale a pena notar que nossos esforços nessa direção não têm nada a ver com incentivar as pessoas a se esforçarem para atender aos padrões estéticos impostos, mas sim os efeitos negativos sobre a saúde do sobrepeso e da obesidade.
Mas por que é tão importante resolvermos esse problema?
- Preservar a mobilidade e independência
- Evitar doenças crônicas
- Aumentar os níveis de energia
- Dormir melhor
- Melhorar a autoestima
- Prevenir o câncer
- Gastar menos com “saúde”.
- Melhorar sua memória
Como emagrecer com saúde e qualidade de vida
Muito além das questões estéticas, a perda de peso está diretamente relacionada à qualidade de vida. No entanto, para atingir esse nível, é necessário uma perda de peso saudável.
Preste atenção ao processo de mastigação dos alimentos
Quando se trata de perder peso, o primeiro pensamento que vem à mente de qualquer pessoa é parar de comer, ou comer menos.
De fato, a perda de peso está diretamente relacionada à quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos. No entanto, ao buscar a perda de peso saudável, é necessário atentar para alguns outros pontos.
Por isso, um dos aspectos que poucas pessoas consideram é a importância de comer devagar e mastigar os alimentos. Mas por que isso é necessário? Quando mastigamos, o cérebro capta o movimento dos músculos associados e envia um impulso para o centro de saciedade do nosso corpo.
Coma alimentos que ajudam a queimar gordura
Eles são aliados muito importantes para quem busca perder peso por meio de uma alimentação saudável. Muitos deles até intensificam o processo. Os chamados “alimentos termogênicos” aumentam a temperatura do corpo, o que acelera o metabolismo e faz com que ele queime mais gordura.
Na lista de alimentos termogênicos temos: pimenta vermelha; pimentão; laranja; kiwi; mostarda; brócolis; acelga; couve; aspargos; sardinha; salmão; bacalhau; linhaça; gengibre; guaraná; chá verde; café.
Além destes, existem outros alimentos que também ajudam a queimar gordura corporal e são:
Farelo de aveia: melhora o funcionamento do intestino e ajuda a reduzir a absorção de gordura e de carboidratos;
banana: ajuda a dar saciedade;
frutas cítricas: atuam diminuindo a absorção de gordura pelo organismo;
azeite extra virgem: diminui as inflamações nas células;
abacate: ajuda a diminuir a sensação de fome;
ovo: promove saciedade.
Você acha difícil perder o excesso de peso? Diante dessa situação, é inevitável buscar alternativas para o emagrecimento saudável.
Veja 04 receitas para emagrecer de forma saudável e sem sofrimento
1. Salada simplesEsta salada pode ser usada como entrada do prato principal ou para acompanhar uma sopa de legumes no jantar.
Ingredientes:
- 300 g de brócolis
- 1 cenoura ralada
- 1 tomate grande ou 6 tomates cerejas
- 1 ovo cozido picado (opcional)
- ½ pimentão amarelo ou vermelho
- Azeite, limão, salsa, orégano e pimenta para temperar
Modo de preparo: Cozinhar o brócolis no vapor por cerca de 5 minutos e refogar rapidamente todos ingredientes com azeite e ervas para temperar.
2. Salada de atumA salada de atum pode ser consumida como almoço ou jantar, pois é rica em proteínas e fibras que dão saciedade e emagrecem.
Ingredientes:
- 1 lata de atum, de preferência conservado em água ou azeite
- 1 xícara de feijão branco ou quinoa cozida
- 2 tomates grandes ou 10 tomates cerejas
- 3 folhas de alface
- ½ xícara de rúcula
- 4 colheres de sopa de cenoura picada
- Limão, salsa, orégano e azeite para temperar
Modo de preparo: Drenar o atum e misturar todos os ingredientes frescos. De preferência, não adicionar sal para temperar, para evitar a retenção de líquidos.
3. Suco de couveA couve é uma folha rica em fibras que ajudam a reduzir a absorção de gordura no organismo, além de conter cálcio de vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a saúde dos ossos e do cérebro.
Ingredientes:
- 1 folha de couve manteiga
- 1 maçã
- Suco de meio limão
- ½ copo de água
Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador até a couve ficar bem picada, deixando suco homogêneo. Beber gelado e sem adicionar açúcar.
4. Panqueca de banana
Para a panqueca de Banana, além das bananas, é bom adicionar ovos e farelo de aveia, que são ótimas fontes de gorduras de alta qualidade e ricas em ferro, cálcio, magnésio, potássio, cobre, molibdênio, cromo, zinco e vitaminas do complexo B.
Igredientes:
- 1 ovo
- 1 banana prata
- 2 colheres de sopa de farelo de aveia
Modo de Preparo:
- 1. Misture todos os ingredientes e amasse todos os ingredientes com um garfo
- 2. Coloque a mistura em porções em uma frigideira antiaderente
- 3. Em fogo baixo, vire a panqueca dos dois lados para dourar.