Donas de casa sempre se questionam como é possível manter a casa, a família e nosso corpo em ordem, como conciliar os cuidados com a nossa saúde e todos os afazeres que nos exigem atenção durante todo o tempo. 

O dia precisaria ter o dobro de horas para que pudéssemos realizar tudo, mas nos mantermos saudáveis é imprescindível para que nossa casa funcione bem.  

Se perguntarmos às pessoas o que é preciso para emagrecer, 10 entre 10 dirão que é necessário manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos. 

Saber o que é preciso, no entanto, não torna mais fácil realizá-lo. 

Pensando nisso, trazemos aqui as 7 dicas principais para que a dona de casa consiga emagrecer com saúde, mantendo-se ativa e sem precisar sacrificar todo o seu tempo para isso. 

Cozinhe em Casa

A nossa primeira dica vale para a saúde de todos, família que se alimenta bem, permanece saudável. 

 

Se estamos em casa temos o privilégio de cozinhar nossos próprios alimentos, escolher bem, os mais frescos e consequentemente mais saudáveis e saborosos.  

Sei que cozinhar sempre acaba tirando um pouco do encanto, mas procure montar cardápios com antecedência, evitando assim compras rápidas e gordurosas que no momento serão práticas, mas as consequências para a sua saúde serão muitas e faça-os para toda a família, assim todos são incentivados  a se alimentar melhor. 

Salada é sempre Bem Vinda 

Feijão e arroz não são inimigos da balança, porém devem ser consumidos com moderação, para tanto tenha sempre uma bonita salada para encher o prato, deixa-lo bem colorido e apetitoso e para montar a salada.

 Recrute ajudantes sempre que possível, a tarefa será mais divertida e saudável. 

Hora Certa de Comer

Nossa terceira dica, momentos de ócio, ou falta de tempo para comer são terríveis inimigos da dieta, nos levando a petiscos e consequentemente a sabotagem da dieta. 

Vamos evitá-los com horários certos para as refeições e pequenos lanches entre elas. 

Separe um tempo certo para se alimentar, assim evitamos cair em tentação.

Uma salada de frutas, iogurte, ou um sanduíche light. Já são boas sugestões para este intervalo.

Durante esses pequenos lanches use chia linhaça ou aveia, eles aumentam a saciedade.  

Sede é uma coisa, Fome é outra

Mais uma dica valiosa, não vamos confundir sede com fome. Para evitar essa sensação de fome beba sempre bastante água.

Aliás, chás também são ótimos para isso, diminuem a vontade de consumir doces e há também a ansiedade que acaba nos levando a comer na hora errada. 

Exercício Sempre 

Nossa quinta dica está presente no início do artigo, fazer atividade física como a caminhada por exemplo, todos sabem que é essencial para perder peso mas mesmo sendo tão conhecida é uma das mais difíceis para se praticar. 

Como ter tempo para cuidar da casa e ainda fazer exercícios? 

Tenha em mente que se não nos cuidarmos não teremos tempo ou qualidade de vida para aproveitarmos nossa casa e nossa família, saúde é fundamental.

Com isso em mente, vamos pensar em exercícios que possam ser realizados em casa.   

Durante os cuidados com a casa já realizamos algumas atividades, varrer a casa, subir e descer escadas, então que tal uma brincadeira que funcionará para entreter as crianças e ajudar a perder até 800 calorias? 

Como? 

Pular corda, Ela é uma atividade que queima muitas calorias e ainda é bem divertida.  

Outra atividade que pode ser realizada em casa e é bem eficaz é a bicicleta.

Tire uma hora para assistir a uma série e pedale. É possível queimar até 1000 calorias durante uma hora de exercícios.   

Outra atividade eficaz e que também serve para aliviar a mente dos afazeres domésticos é a caminhada, pode ser realizada em casa, na esteira, vendo tv, ou ainda na rua, ouvindo música, pode ser um momento só seu, para se conectar com seus pensamentos, se distrair e de quebra ainda perder até 600 calorias.  

Só não esqueça de consultar um médico, algumas atividades podem causar danos ao joelho, ou a coluna, é preciso verificar que atividades você pode praticar.  

Emagrecer é cuidar da saúde sim, mas nosso bem estar vai além do corpo, nossa sexta dica está aqui para nos lembrar que nossa mente também precisa de cuidados e que estes vão refletir em nosso corpo. 

Tempo para Você

Tire um tempo para meditar, ler, cuidar da sua cabeça, assim tudo em você a verá como prioridade e se voltará para o seu autocuidado. 

Sono é Importante

Por último, mas não menos importante, durma bem.

 A expressão sono de beleza não existe por acaso, para emagrecer também é preciso dormir. 

Cuide-se bem, seu bem mais precioso é a sua saúde, pense nisso, alimente-se de forma correta, cuide da sua mente e do seu sono e todos que a amam só terão agradecer.