Yoga ou Pilates? Qual o melhor para você?

Se você está a procura de uma atividade física que consiga trabalhar todas as partes do corpo e também exercitar a mente você com certeza ouviu falar da Yoga ou do Pilates e decidir qual dos dois praticar é uma das dúvidas mais comuns entre as mulheres. Apesar de serem indicados igualmente para pessoas que queiram trabalhar corpo e mente, as duas modalidades são bem diferentes. 

  Primeiramente precisamos entender o que são e pra que servem estas atividades para poder indicar qual será a melhor escolha para você.

O que é pilates?

O Pilates é um tipo de atividade física que busca o controle dos músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e melhorando seu tônus, além de conferir maior flexibilidade ao corpo. Hoje, alguns médicos a consideram uma forma de terapia, por ser um exercício individualizado.

A técnica é mais próxima a um exercício de força e é conhecida por melhora do contorno corporal, além de trazer mais força, ajustar a postura e melhorar a musculatura do centro do corpo, chamada de core.

O pilates é uma modalidade capaz de oferecer muitos benefícios ao praticante, promovendo maior consciência corporal e aumentando a flexibilidade. Além disso, sua prática pode ajudar a aumentar o prazer durante as relações sexuais.

Benefícios do pilates

O pilates é um método que estimula o corpo de forma global durante cada exercício, visando aumentar a mobilidade, flexibilidade, força e tônus muscular. Com isso, ele traz alguns benefícios como:

  • Melhora da postura
  • Mais prazer na relação sexual
  • Aumento do tônus muscular
  • Maior mobilidade articular
  • Evolução da marcha e corrida
  • Alívio de tensões
  • Foco na respiração
  • Incremento da flexibilidade
O que é Yoga?

  Derivado da palavra em sânscrito "yuj", que significa "unir ou integrar", yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de 5 mil anos. Yoga é harmonizar o corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação.

“O que me levou a praticar ioga? Honestamente? Não sei. Por vezes, as melhores coisas na vida não têm uma explicação simples como ‘queria perder peso’ ou ‘o médico recomendou’. Um dia, como qualquer outro, encontrei alguém que me recomendou o curso em e-Book “As principais posturas de Yoga” e dei por mim a fazer ioga”, conta Paula Cordeiro, professora universitária de rádio e comunicação digital, cronista.


Principais tipos de Yoga: 

Hatha Yoga

Considerado como yoga clássico, o Hatha Yoga se tornou um dos tipos mais populares do ocidente porque a prática é focada no condicionamento físico, no fortalecimento do corpo e no aumento da flexibilidade.

Ashtanga Yoga

O Ashtanga é uma prática para aqueles que buscam atividades físicas mais estimulantes e mais intensas e seus principais benefícios estão associados ao ganho de força, à flexibilidade, ao equilíbrio, à consciência corporal e ao alinhamento.

Vinyasa Yoga

Sua prática se baseia na execução de posturas em flow, ou seja, seguindo uma sequência de movimentos que se juntam quase como em uma coreografia, estabelecendo um fluxo contínuo de posições.

Kundalini Yoga

O Kundalini  é um tipo de yoga mais voltado para o trabalho espiritual e para a conexão entre corpo, mente e espírito através da realização de atividades físicas. É um estilo mais contemplativo, reflexivo e individual de yoga.

Raja Yoga

Como o Kundalini, o Raja também é um tipo de yoga voltado para o lado espiritual do praticante. Não à toa, também é chamado de Yoga Real, porque volta-se para o interior, para o desenvolvimento pessoal da pessoa e não para o esforço físico. 

Iyengar Yoga

O Iyengar  é focado na permanência durante a execução das posturas e no alinhamento de cada um dos movimentos. Esse foco faz com que as aulas tenham um ritmo mais lento e mais pessoal. Já que o praticante passa a se concentrar mais em si mesmo e na sua prática.


Benefícios da Yoga 

  • Diminui o estresse e ansiedade

  • Promove condicionamento físico

  • Facilita o emagrecimento

  • Alivia dores corporais

  • Controla a pressão e os batimentos cardíacos

  • Melhora o sono

  • Melhora o prazer no contato íntimo


Pilates ou yoga?  Entenda as diferenças
  • O Pilates é um exercício bem completo no quesito físico, mental e emocional. Porém, ele é um método, muito mais do que uma filosofia de vida. Por esse motivo, dizemos sempre que o Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, desde atletas até quem deseja encontrar a consciência corporal perdida. 
  • Já o yoga é considerado muito mais um estilo de vida. É uma prática baseada em movimentos corporais visando não só o estético, mas também a sensação de conexão com o mundo.
  • O Pilates é feito em aparelhos, na sua forma mais comum. Esses aparelhos aumentam muito a capacidade física do exercício atingir o máximo dos alunos, fazendo com que os resultados sejam evidentes em pouco tempo.
  • Já o Yoga tem mais relação apenas com o corpo. Os exercícios usam apenas o peso do próprio aluno como base e costumam ser mais lentos e menos físicos.
E por que não aliar uma em favor da outra?

Se por algum motivo você  tiver que escolher entre uma delas opte pela que tenha o maior número de vantagens para seu perfil e ou necessidade e se por acaso resolver mudar no meio do caminho, vá sem medo. 

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