O que é melhor para perder barriga: Dieta ou Exercício?

  Muitas dúvidas cercam a maioria das pessoas quando o assunto é emagrecer,  geralmente, no início do ano as academias lotam com pessoas engajadas em promessas e planejamentos feitos na virada do ano como a famosa frase “Vou perder peso este ano”.  De acordo com um estudo, 64% dos indivíduos que se matriculam em uma academia, abandonam os exercícios no terceiro mês, e apenas 3,7% continuam os treinos por mais de 1 ano. Cerca de 30% dos indivíduos que praticam atividades físicas regularmente seguem uma dieta prescrita por profissionais especializados.

  A gordura abdominal ou a famosa “pochete” ou até mesmo, “Barriga de chopp” é o pesadelo de qualquer um preocupado com a saúde física e mental. O excesso de gordura abdominal é perigoso e não atinge só os obesos, mas também as pessoas com o peso ideal. 

Perigos da gordura abdominal. 

  A gordura localizada no abdômen  compromete a saúde quando a medida da cintura nas mulheres ultrapassa os 88 cm, e nos homens 102 cm sendo considerada um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC. Habitualmente encontra-se associada com níveis altos de triglicerídeos, baixos níveis do bom colesterol (HDL), resistência à ação da insulina e consequente elevação dos níveis do açúcar no sangue (diabetes). 


Perigos da gordura abdominal na mulher: como combatê-la? - Tommasi Laboratório



“A gordura abdominal é responsável, também, por causar o aumento da gordura no fígado, e frequentemente está associada com hipertensão arterial e aumento da viscosidade do sangue”, explica o Dr. Pavanello.

A importância de atividades físicas para a perda de gordura



Flávia eliminou 40 quilos em 11 meses  após seguir as orientações e dicas do Curso “Dietas para perder barriga” e hoje é exemplo de superação ajudando outras pessoas a fazerem o mesmo.

“Não gostava de mim, não me aceitava por estar acima do peso. Meu sonho era emagrecer e me manter magra, não precisei de plástica graças à academia e uma boa alimentação. No fim, eliminei 40 quilos em 11 meses. Decidi mudar de hábitos quando executei todas as dicas do Curso “Dietas para perder Barriga” e desde então minha vida mudou para melhor"

Para quem busca perder peso e principalmente livrar-se da gordura abdominal, a prática de exercícios físicos é indispensável. As atividades físicas, quando praticadas regularmente, promovem o déficit calórico quando aplicado junto a uma dieta prescrita. 

A prática de uma caminhada ou corrida faz o corpo liberar hormônios responsáveis pela manutenção do  peso corporal, regula os níveis de retenção líquida, e acelera a queima de calorias do corpo. As atividades recomendadas são: 

Corrida e caminhada

A corrida acelera o metabolismo, auxiliando na queima de gordura.

Exercícios funcionais

Os exercícios funcionais são eficientes no processo de emagrecimento, pois geralmente são combinados exercícios “potentes”, como correr, saltar, agachar em alta intensidade trabalhando todos os grupos musculares.

Musculação

A musculação é uma das principais atividades para quem quer perder peso, pois a partir da sua prática regular, é possível aumentar a massa muscular, bem como a resistência, força e flexibilidade. Quanto mais massa muscular, maior é a capacidade da pessoa de gastar calorias em repouso, favorecendo, portanto, o emagrecimento.

Natação e hidroginástica

A natação é um exercício completo, pois além de promover melhor condicionamento físico, ainda é capaz de fortalecer os músculos e promover a queima de gordura.

Indicado principalmente para pessoas sedentárias que querem emagrecer, em uma aula é possível queimar até 500 calorias.

 

O Papel da Dieta no processo de emagrecimento


Para muitas pessoas seguir uma dieta pode ser uma tarefa extremamente difícil, é necessário ter  foco e disciplina para mudar os hábitos alimentares na sua vida. Atualmente há vários tipos de Dieta, geralmente focada para cada necessidade fisiológica na vida  de quem a segue. 

A busca por dietas, na maioria das vezes, é associada ao emagrecimento, o que as pessoas não sabem é que esta é uma oportunidade de ganhar qualidade de vida e de compreender melhor o papel e o efeito da alimentação em nossa vida.

Para entender a importância da alimentação balanceada e da prática de exercícios físicos num processo de emagrecimento, é fundamental entender como ocorre a redução de peso. Uma pessoa perde peso quando consegue realizar um “Déficit Calórico”, ou seja, ingerir menos calorias e/ou aumentar o gasto energético em atividades do dia a dia e na prática de algum exercício físico.


  Nesse artigo vimos que a gordura abdominal é extremamente nociva e suscetível a todos biotipos. A melhor forma de manter o corpo em forma ou até mesmo mudar hábitos e ter uma vida mais saudável é seguir uma dieta rica em nutrientes atrelada a prática de exercícios físicos, sendo assim seus maiores aliados no combate a famosa “barriga saliente”

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