Afinal, pilates emagrece?

Afinal, pilates emagrece?

Atualmente, milhares de mulheres buscam métodos para perder peso, seja através de dietas ou atividades físicas. Muitas mulheres sonham em emagrecer, mas acabam desistindo por conta do esforço necessário para as atividades diárias e também das dores que acompanham durante e após  cada exercício. Você com certeza já ouviu falar sobre Pilates e sobre os benefícios da sua prática no corpo, não é mesmo? Se você nunca ouviu falar sobre a prática de Pilates, saiba que é um grande aliado no processo de emagrecimento! 

  Um artigo científico publicado em 2011 refere que a prática de exercícios de resistência, como o Pilates, durante um tempo aproximado de 8 semanas é capaz de diminuir em 13% a gordura do fígado.

Mesmo que estes números não espelham diretamente na balança, a prática regular de exercícios físicos como o Pilates ajuda a emagrecer porque ele acelera o metabolismo e favorece a formação dos músculos, que aumentam o gasto calórico mesmo parado. Os resultados podem ser vistos ao final do primeiro mês de aulas e os outros poderão observar suas novas curvas em aproximadamente 6 meses.


“Pilates deveria ser parte da sua rotina de autocuidado", diz Jaquelyn Brennan, instrutora da modalidade e cofundadora do Pilates + Coffee, em Chicago (EUA). “Todos nós precisamos movimentar mais a nossa coluna, mexer as articulações e, claro, precisamos respirar mais profundamente.” E todas essas práticas saudáveis levam à perda de peso.


Jane Garcia passou por tempos difíceis e buscou na comida um refúgio. Depois de engordar 10, 20, 30 kg, passou à obesidade severa e conta que perdeu 55 quilos em 6 meses após baixar o Curso em e-Book “Fique em forma com Pilates em casa” 


 O que é Pilates? 

Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados nos Solo ou em Equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis. Através de certos fundamentos, o Pilates cria uma linha de exercícios eficiente, sem impacto, que busca melhorar a saúde e a força física do praticante. Por causa disso, qualquer um pode praticar: Idosos, crianças, adultos e gestantes. 

  O Pilates utiliza seis fundamentos em seus exercícios. É ao redor deles que a prática gira. Devido a seu objetivo de controle muscular preciso, a técnica utilizada pelo método Pilates é chamada de contrologia.

Contrologia

  Os seis fundamentos do Pilates são as bases da contrologia. Através da técnica, é possível alcançar o máximo de controle dos movimentos musculares do corpo humano. Ela é divida em: Respiração, Centralização, Concentração, Precisão, Controle e Fluidez. Nenhum é mais importante do que o outro e eles se conectam durante a prática.

(Foto Cantora Adele) 

Adele diz que perdeu 6 kg com pilates.

Existem dois tipos de pilates. São eles:

Pilates solo

O pilates solo consiste em fazer os exercícios usando apenas o peso do corpo, no chão. É o mais prático de se realizar já que pode ser feito em qualquer lugar, sem a necessidade de aparelhos que podem ser caros.

Além disso, aulas de pilates de solo podem ser feitas em grupo, o que reduz o preço já que um único instrutor pode coordenar diversos praticantes.

O pilates em aparelhos

  Quando o exercício é realizado em aparelhos como bolas de pilates, cadeiras com molas, elásticos e outros. O pilates em aparelhos possui a facilidade de o próprio aparelho ajudar a guiar o movimento correto, bastando que o aluno aprenda como utilizá-lo. O instrutor, normalmente, também oferece um exercício personalizado.

Existe outra variação nos tipos de pilates. Esta variação não foi criada junto do pilates, mas adicionadas e adaptadas à prática e podem trazer benefícios.

Pilates aéreo ou suspenso

O pilates aéreo, como diz o nome, é realizado “no ar”. Às vezes chamado de suspenso, ele é realizado com a ajuda de tecidos ou alças presas a equipamentos ou ao teto. O tecido mantém o praticante no ar e pode tornar os exercícios mais avançados ou não, dependendo de como é usado.

É importante realizar o aéreo com a ajuda de um instrutor, já que uma queda pode ser perigosa, especialmente se algum membro ficar enrolado e preso no tecido, o que pode causar fraturas e deslocamentos.

Aprender a utilizar estes equipamentos de maneira segura é especialmente importante.

Benefícios do pilates

O pilates possui inúmeros benefícios e pode ser praticado por idosos, adultos, crianças, adolescentes e gestantes. Alguns dos principais benefícios do pilates são:

  • Aumento da concentração;
  • Alívio do estresse;
  • Fortalecimento muscular, prevenindo lesões;
  • Auxilia na recuperação de lesões;
  • Promove a tonificação dos músculos;
  • Melhora do equilíbrio e postura;
  • Melhora da respiração;
  • Diminui as dores nas costas e previne a incontinência urinária, no caso das gestantes;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Melhora a mobilidade e a coordenação motora;
  • Auxilia no emagrecimento;
  • No caso de atletas, o pilates pode favorecer o aumento no rendimento em outras atividades físicas;
  • Permite que crianças e adolescentes conheçam os limites do seu corpo.

E como são feitas as sessões de pilates?

  Individuais ou coletivas, as aulas são sempre supervisionadas por um instrutor, que avalia a necessidade dos alunos e ministra os exercícios adequados para cada um. O professor monitora sempre a postura de execução e a respiração, que podem facilitar os muitos movimentos realizados nos aparelhos de pilates (Cadillac, Reformer, Chair, ou Lader Barrel). Fala-se em três momentos: 

  • Aquecimento: A primeira parte da aula é para o aquecimento e alongamento dos músculos com exercícios preparatórios.
  • Principal: Quando os alunos executam os exercícios específicos de acordo com suas necessidades e limitações.
  • Encerramento: No último momento, o objetivo é melhorar a consciência corporal, prestar atenção na sua respiração, relaxar corpo e mente. São alguns minutos para organização do organismo como um todo.

Treino de pilates em casa: 

  Como você deve saber, comumente o pilates é um exercício praticado em academias ou em estúdios específicos. No entanto, o que muitas pessoas desconhecem é que dá para praticar pilates em casa sem nenhuma dificuldade. Isso é possível graças ao método mat pilates, também conhecido como pilates solo. Ele se utiliza do próprio peso do corpo do praticante para a realização das atividades, ou seja, dispensa o uso de aparelhos de pilates. Um dos maiores benefícios do pilates é a capacidade de criar estabilidade e resistência muscular em seu corpo. Melhor ainda, você pode obter todos esses ganhos sem usar outro equipamento que não seja um colchonete. 

Para ajudar você a compreender melhor sobre como iniciar a prática de pilates sem gastar muito dinheiro, reunimos as principais informações sobre a prática de pilates em casa, além de reunir vários exercícios no curso em e-Book “Fique em forma com Pilates em casa”  

                 (Clique aqui para obter acesso ao conteúdo exclusivo)

Conteúdo desenvolvido pelos principais profissionais de Pilates da Europa, no Curso em e-Book você irá aprender as melhores técnicas, equipamentos e os princípios da prática do Pilates para você melhorar de vida e livrar-se das dores no seu corpo garantindo uma melhor qualidade de vida. 

                      (Clique aqui para obter acesso ao conteúdo exclusivo)